Você utiliza o débito automático para pagar suas contas? Confira nossas dicas.

Algumas coisas são inevitáveis, o pagamento de contas é uma delas. Criado para dar comodidade ao consumidor o serviço de débito automático também pode apresentar problemas, portanto, fique atento a algumas dicas do Procon-SP para evitá-los:

  • Você precisa ter total controle sobre sua conta bancária, certifique-se que haverá saldo nas datas dos débitos;

  •  o débito pode ocorrer em qualquer hora do dia programado para pagamento;

  • consulte sempre sua conta por meio de saldos e extratos, e vá marcando as contas pagas para ter um controle maior;

  • confira se na conta cadastrada esta inserida a informação “Conta em débito automático”.

Para contas no débito automático, o consumidor deve fazer a solicitação com o banco e com o fornecedor do serviço. O mesmo acontece para cancelar ou suspender o serviço.

Caso haja troca de banco, agência e conta, o fornecedor deve ser comunicado para que a atualização dos dados seja feita.

O consumidor tem o direito de escolher a forma que quer pagar suas contas, seja em débito automático ou da forma convencional, em uma agência bancária ou em outros estabelecimentos que tenha essa disponibilidade. A possibilidade de débito direto na conta não pode ser imposta pela instituição financeira.

Em caso de problemas com a cobrança via débito automático, entre em contato com a empresa prestadora do serviço. Persistindo a falha, consulte o órgão de defesa do consumidor mais próximo.

 Fonte: Procon-SP


Nair Eulália Ferreira da Costa  Advogada militante em Belo Horizonte. MG. Direito do Consumidor, Direito Imobiliário, Direito da Saúde. Pós-graduada em Direito Processual pela PUC. MG. Autora do Blog Defesa do Consumidor. Articulista na plataforma JusBrasil. [email protected] 

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email